TRABALHO UNIP
A boa dicção como vimos anteriormente, depende de uma respiração adequada e sobretudo, de um aquecimento nos músculos faciais e na língua.
Exercícios de aquecimentos:
Para relaxar os 18 músculos que compõe a face, inicie com um sorriso, depois um riso e por último dê uma deliciosa gargalhada.
Para alongar os músculos faciais e a língua faça os seguintes exercícios:
1- Comprima fortemente todos os músculos da face durante uns dez segundos e solte-os rapidamente;
2- Imagine como se estivesse com vinte chicletes na boca e mastigue-os durante dez segundos;
3- Para aquecer a língua, imite o movimento que a cobra faz colocando-a para dentro e para fora;
4- Imite o ronco da motocicleta tripidando com a língua, pronunciando forte: “TRAAA... TREEE... TRIII... TROOO... TRUUU...
5- Coloque uma caneta ou uma espátula entre os dentes e pronuncie os exercícios de trava-línguas durante dois minutos;
6- Retire a caneta ou a espátula, abra bem a boca e repita os mesmos exercícios de trava-línguas, pronunciando claramente, com um leve sorriso na voz.
No exercício de dicção, pronuncie claramente todas as sílabas das palavras, as iniciais, as do meio e as finais.
Pronuncie nos ensaios, especialmente as finais, como se todas as palavras fossem oxítonas, pronunciando bem a última sílaba, todas as outras sairão claras.
Quando você “come” a última sílaba, as palavras perdem ou mudam o verdadeiro sentido, tornando-se incompreensíveis, o que pode causar certa comicidade.
Exercícios de dicção com a caneta na boca:
"A GATA BRANCA CAPENGA QUE GOSTAVA DE CAÇAR CAMONDONGOS, CARREGOU O CÃO PARA O MATO. O OUTRO QUE COCHILAVA, ACORDOU COM O CONFLITO E COMEU O GATO"
"BELA BAIANA, BONECA DE BRONZE, BAILAVA BREJEIRA NUM BURLESCO BENDEGUÊ DA BAHIA LÁ NO BARRACO DO BABALAÔ BORBORINHA, BABEL DA BAIXADA, BACANAL DE BÁRBAROS. BEBEM! BATEM!