Tafonomia
Tafonomia - Do grego = tafos: sepultamento / nomos: leis
Tafonomia e a ciência que estuda o processo de preservação dos restos orgânicos no registro sedimentar e como esses processos afetam a informação do registro fóssil.
Assim como partículas sedimentares, os bioclastos estão passíveis a sofrer os mesmos processos de transporte e seleção, e vão apresentar características similares as dos clastos ao serem incorporados ao sedimento.
Os bioclastos estão passíveis de sofrer transporte por arraste, rolamento, saltação e suspensão, sendo que o que irá definir o tipo de transporte, além da energia do agente transportador, serão as características como o peso, forma e tamanho do bioclasto. Assim, bioclastos mais densos tendem a ser transportados por arraste e rolamento, enquanto bioclastos menos densos podem ser transportados em suspensão (flutuação).
1. A natureza do registro fóssil – tipos de assembleias
Biocenose – fonte do material que irá compor a assembleia fóssil (organismos vivos)
Tanatocenose – assembleia de organismos mortos (não soterradas)
Tafocenose – concentração de partículas biogênicas soterradas
Orictocenose – concentração fóssil
Figura 1: Concentrações fossilíferas e os principais processos que os bioclastos sofrem em cada etapa.
Principais parâmetros relativos à natureza do registro fóssil
Os principais parâmetros relativos à natureza do registro fóssil, e que expressam a qualidade do registro fóssil, são: Completude, Mistura Temporal e Mistura Espacial.
A completude está relacionada à representatividade de um táxon ou de um grupo taxonômico no registro fóssil. É importante ressaltar que o registro fóssil não é completo e que organismos que possuem partes duras tendem a ter uma maior representatividade no registro fóssil do que organismos constituídos apenas por partes moles.
A mistura temporal se refere a mistura de bioclastos de diferentes idades (horas a milhões de anos) em uma mesma