Tafonomia
■ Tafonomia
♦ Estudo das leis que governam a transição dos restos orgânicos da biosfera para litosfera. → Análise dos processos de preservação e como eles afetam a informação no registro biológico. Subdivisões
1. Bioestratinomia. 2. Diagênese dos fósseis.
■ Tafonomia
1.
Bioestratinomia
→ engloba a história sedimentar dos restos esqueléticos até o soterramento.
• • • •
Causas de morte. Decomposição. Transporte. Soterramento.
■ Tafonomia
2. Diagênese dos restos orgânicos
→ reunião dos processos físicos e químicos que alteram os restos esqueléticos após o soterramento. * necrólise. * soerguimento tectônico.
■ Tafonomia
■ Tafonomia
→ Ciência interdisciplinar que envolve conhecimentos paleontológicos, geológicos, biológicos, ecológicos e a ampla escala de análise dos dados.
*
Retrato de morte tendenciamentos.
→
distorcido
e
repleto
de
* Retrato de vida → identificação e descrição dos processos tafonômicos/sedimentares/temporais que atuaram para formar o retrato de morte.
■ Tafonomia
→ auxilia na determinação de camadas-guias. → determinação de tafofacies. → ferramenta de análise de bacias. → resolução temporal dos estratos biológicos. → estabelecimento de seqüências estratigráficas. # identificação de eventos sedimentares e causa mortis de organismos. # reconstituições paleoecológicas e/ou auxílio na determinação do padrão de comportamento social em paleocomunidades.
■ Tafonomia
♦ Assembléia
→ qualquer acumulação relativamente densa de partes duras esqueléticas, a despeito de sua composição taxonômica, estado de preservação ou grau de modificação pós-morte.
Tipos
* Assembléia autóctone → composta por fósseis derivados de uma comunidade local e preservados em posição de vida. * Assembléia parautóctone → formada por espécimens. autóctones que não foram transportados para fora de seu habitat original.
* Assembléia alóctone → composta por espécimens transportados para