TAE 1 PROD
EVALDO TOMAZ COELHO NETO
GUILHERME SCOZ
TIAGO BAHU ZAGO
WILIAN BUCCO
GARGALO DE PRODUÇÃO
Joaçaba
2011
1 INTRODUÇÃO
Analisaremos na empresa Triton Máquinas Agrícolas, o Torno CNC que é uma operação gargalo na sua produção. Abordaremos como é feito o manuseio desta operação, juntamente com as atividades do operador registradas no diário de bordo. Por fim iremos mencionar quais as principais atividades e quais pontos a serem melhorados nesta operação gargalo para aumentar a eficiência e eficácia do Torno CNC.
2 ANÁLISE GARGALO DE PRODUÇÃO
O Torno CNC é um controlador numérico que permite o controle de máquinas, é utilizado principalmente em Centros de Maquinagem. Permite o controle simultâneo de vários eixos, através de uma lista de movimentos escrita num código específico (código G). O CNC foi desenvolvido na década de 1940, e o mesmo é considerado uma evolução dos controladores numéricos. A utilização de CNC's permite a produção de peças complexas com grande precisão, especialmente quando associado a programas de CAD/CAM.
Na produção da empresa Triton Máquinas, o Torno CNC tem como principal objetivo na confecção de: Tampas de Pistão; Êmbolo de Pistão; Camisa de Pistão; Haste de Ponteira, Ponteira de Eixo. A empresa dispõe de 6 Tornos CNCs.
3 GRÁFICO PERDAS DIÁRIO DE BORDO
Descrição da atividade
Duração Atividade
Ligar máquina.
0:30
Presetar ferramentas e pegar peças.
0:40
Ajudar o Pedro a regular a porta do torno ECN40.
0:44
Banheiro / Levar carrinho com cubos.
0:14
Parada para lanche.
0:30
Levar peças / Arrumar programa centro de usinagem / Pegar peças / Presetar máquina / Retirar cavacos.
1:44
Afiar brocas.
0:10
Banheiro.
0:06
Retirar cavacos do torno.
0:16
Limpeza da máquina.
0:48
TOTAL
5:42
4 TEMPO DE FILA
O Torno CNC que estamos analisando é o responsável a produzir cerca de 25 peças/hora de Ponteiras de Eixo, onde cada uma tem capacidade de suportar 6 toneladas.
5