Tablets
Um escritório de Processos É uma estrutura feita nas organizações e é responsável pela coordenação de atividades relacionadas ao mapeamento, melhoria e gestão dos seus processos. Promove uma organização dos processos dentro das empresas.
Os processos e serviços do escritório de processos
É um framework para a operação de um escritório de processos, sendo composto por cinco camadas: Processos de Gestão, Serviços Centrais, Serviços Interligados, Tecnologias de BPM e Processos de Suporte.
Os estágios de maturidade do escritório de processos
Os processos e serviços do escritório de processos para chegar ao amadurecimento passam por três estágios: difusor de cultura, gerador de convergência para BPM e consultoria interna.
Ocorre a customização deste framework para cada tipo de organização, pois os processos e serviços sugeridos possam ser implantados em níveis anteriores ou posteriores.
Estágio 1 – Difusor de BPM
BPM serve como alavanca para a organização, pois ela cria um espaço cultural e técnico propicio a analise continuo e qualificada, servindo de mudança continua e melhoria de desempenho.
A sua adoção na organização tem-se se passar por mudança cultural, sendo compreendida como um método sistemático e eficaz de se repensar como uma organização realiza suas atividades e implanta melhorias relevantes e mudanças sustentáveis.
Uma filosofia efetiva de BPM baseia-se em três princípios centrais:
-gerir processos de negócios
- maximização de ganhos com BPM
-ter como questão chave perguntando ao gestor: se existe oportunidades para a redução de custos, melhoria da interface entre áreas e otimização da tomada de decisão.
O escritório de processos deve ser visto como embaixador da marca BPM, pois é o responsável pelo marketing BPM dentro da organização.
Neste estagio, os principais processos e serviços de framework são:
- Processo de Gestão: disseminação cultural de BPM