Blocos economicos
BLOCOS ECONÔMICOS:
São José da Laje / Alagoas
Maio/2012
ESCOLA ESTADUAL Pe. TEÓFANES A.A.BARROS
BLOCOS ECONÔMICOS: MERCOSUL
ALUNOS:
Jaimerei Rodrigues - nº 30
Margarida Bernardo – nº 39
Ângela Marguês – nº 07
Elialda Ventura – nº 21
Carla Marcielli – nº 09
Keyte Solane – nº 34
DISCIPLINA: Geografia
PROFESSOR: Simplício
TURMA: 1º Ano “J” (EJA)
São José da Laje / Alagoas
Maio/2012
INTRODUÇÃO
Com a economia mundial globalizada, a tendência comercial é a formação de blocos econômicos. Estes são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros. Adotam redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais.
Em tese, o comércio entre os países constituintes de um bloco econômico aumenta e gera crescimento econômico para os países. Geralmente estes blocos são formados por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais ou comerciais. Esta é a nova tendência mundial, pois cada vez mais o comércio entre blocos econômicos cresce. Economistas afirmam que ficar de fora de um bloco econômico é viver isolado do mundo comercial.
MERCOSUL
Mercado Comum do Sul ou MERCOSUL, uma organização internacional formada por quatro países membros: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai e dois Associados: Bolívia (Tratado assinado em 28/02/1997) e Chile (Tratado assinado em 25/06/1996), na região denominada Cone Sul do Continente Americano.
PRINCIPAL OBJETIVO
Criar um mercado comum com livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos. Complementando esse objetivo maior, busca-se a adoção de uma política externa comum, a coordenação de posições conjuntas em foros internacionais, a formulação conjunta de políticas macroeconômicas e setoriais, e, por fim, a harmonização das legislações nacionais, com