Tabelas e Graficos 2
1) (ENEM – 2008) A passagem de uma quantidade adequada de corrente elétrica pelo filamento de uma lâmpada deixa-o incandescente, produzindo luz. O gráfico abaixo mostra como a intensidade da luz emitida pela lâmpada está distribuída no espectro eletromagnético, estendendo-se desde a região do ultravioleta (UV) até a região do infravermelho.
A eficiência luminosa de uma lâmpada pode ser definida como a razão entre a quantidade de energia emitida na forma de luz visível e a quantidade total de energia gasta para o seu funcionamento. Admitindo-se que essas duas quantidades possam ser estimadas, respectivamente, pela área abaixo da parte da curva correspondente à faixa de luz visível e pela área abaixo de toda a curva, a eficiência luminosa dessa lâmpada seria de aproximadamente:
a. 10%.
b. 15%.
c. 25%.
d. 50%.
e. 75%.
2) O índice de massa corpórea (IMC) é uma medida que permite aos médicos fazer uma avaliação preliminar das condições físicas e do risco de uma pessoa desenvolver certas doenças, conforme mostra a tabela a seguir.
Considere as seguintes informações a respeito de João, Maria, Cristina,
Antônio e Sérgio.
Os dados das tabelas indicam que:
a. Cristina está dentro dos padrões de normalidade.
b. Maria está magra, mas não corre risco de desenvolver doenças.
c. João está obeso e o risco de desenvolver doenças é muito elevado.
d. Antônio está com sobrepeso e o risco de desenvolver doenças é muito elevado. e. Sérgio está com sobrepeso, mas não corre risco de desenvolver doenças. 3) (Enem-2009) Umidade relativa do ar é o termo usado para descrever a quantidade de vapor de água contido na atmosfera. Ela é definida pela razão entre o conteúdo real de umidade de uma parcela de ar e a quantidade de umidade que a mesma parcela de ar pode armazenar na mesma temperatura e pressão quando está saturada de vapor, isto é, com
100% de umidade relativa. O gráfico representa a relação entre a umidade relativa do ar e sua temperatura ao longo