tabela
Neste trabalho falaremos sobre a influência do meio e da cultura mas antes disso precisamos saber oque é a influência.
A influência é a acção de influir ou de influenciar refere-se aos efeitos que uma coisa produz sobre outra. Ex: (“O João tem uma grande influência sobre as decisões do Jonas”).
O contexto em que estamos inseridos e as pessoas com quem estabelecemos relações contribuem para o desenvolvimento da personalidade, uma vez que conduzem à aquisição de valores, atitudes, normas, comportamentos e construção de padrões de relacionamento com os outros. Uma personalidade é marcada por todo o processo de socialização em que a família assume um papel muito importante, pelas características e qualidades das relações existentes e pelos estilos educativos adoptados. É através do processo de socialização que o comportamento individual é mudado segundo os padrões de cultura de uma determinada sociedade. Muitas características da nossa personalidade são produto do meio social e cultural em que vivemos, resultando de um dever social, de obediência às normas, à moda, aos preconceitos, valores e hábitos de cada estrato socioeconómico, grupo profissional... Para além do contexto social (época e cultura com os seus padrões e normas) estamos inseridos em determinados grupos sociais (família, escola, grupo de amigos, trabalho) que, como agentes de socialização exercem uma forte influência na nossa forma de ser e de reagir e veiculam normas e padrões de comportamentos, atitudes, concepções do mundo.
2- Influência social
É o ato de levar uma pessoa ou um grupo de pessoas a fazer algo que, a princípio, desconheciam e/ou não tinham em mente. A influência social é uma das bases que define nossos comportamentos dialeticamente, ou seja, modelando nossos comportamentos e sendo modelada por nossas respostas em retorno.
Sua importância para definir nosso comportamento está estimada entre 30 e 90% dependendo da definição utilizada.