RELATÓRIO – INSTRUMENTOS DE MEDIDA (MICRÔMETRO).
OBJETIVOS: Seguem em tópicos abaixo os objetivos principais do trabalho.
Estudar, entender e apreender sobre o funcionamento do micrômetro.
Relembrar os cuidados que deve-se ter com os materiais do laboratório, nesse caso o cuidado principal foi com os micrômetros.
Calcular a precisão do micrômetro através de um cálculo simples que mostra a fração do milímetro no instrumento.
Determinar o diâmetro de alguns materiais, como forma de praticar os ensinamentos adquiridos sobre a utilização do micrômetro.
Analisar, calcular e interpretar cuidadosamente as medidas e valores obtidos na prática para minimizar a probabilidade de erros. Conhecendo os objetivos do trabalho a ser feito, deu-se início à prática propriamente dita.
MATERIAL UTILIZADO E DESCRIÇÃO DO PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL. Os materiais utilizados durante a realização da prática de instrumentos de medidas foram:
Um micrômetro para cada integrante do grupo.
Um arame para cada integrante do grupo. Seguem explicados abaixo os respectivos procedimentos adotados durante a prática. Primeiramente, verificou-se se o aparelho estava calibrado. Para isso, fechou-se o micrômero por inteiro, até que as duas esferas se encontrassem, faz-se isso girando o tambor pela catraca até o máximo. O instrumento estará calibrado se, a medida zero coincidir com o zero do tambor. Deve haver um perfeito alinhamento. Quando isso acontecer, o aparelho está pronto para iniciar as medidas. Para calibrar o aparelho, usou-se a chave de auxílio. Verificou-se a sensibilidade do micrômetro, ou seja, o quanto ele avança a cada volta completa do tambor. Observou-se. Através dessa análise é possível calcular a precisão do aparelho, conforme explicado na introdução. Após escolher o arame, colocou-se entre as esperas (faces de medida) e girou o tambor, utilizando a catraca, até que as esferas se encostem à peça. Não deve-se pressionar as esperas girando excessivamente a catraca.