Bibliografia TCC Baterias - Eletrotécnica
Artigo 1
Nome do artigo: História das baterias e seu funcionamento
Nome do Autor: Não encontrado
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bateria_(qu%C3%ADmica)
Resumo: Este artigo fala da história das baterias e seu funcionamento, desde a pilha galvânica de Alessandro Volta até o aperfeiçoamento do invento por Gaston Plante em 1859. Fala também sobre o funcionamento básico de uma bateria.
História:
O acumulador elétrico é fruto da obra de vários pesquisadores. As primeiras origens do produto estão relacionadas a muitos experimentos no terreno da eletro química. A origem da bateria remonta de 1800, quando o italiano Alessandro Volta inventou a pilha galvânica e descobriu o primeiro método prático de geração de energia elétrica. Essa pilha é considerada a primeira célula de bateria “úmida” a produzir uma corrente estável e confiável.
O invento foi aperfeiçoado pelo francês Gaston Plante, em 1859, passando a ser recarregável, além de acumular energia. A bateria consistia de duas placas de chumbo enroladas em forma de espiral, separadas por tiras de borracha e mergulhadas em solução de ácido sulfúrico. O inventor observou que era possível aumentar consideravelmente a capacidade celular por meio de um processo de formação, o qual se repete até hoje.
Esse tipo de bateria passou a ser utilizado em carros somente em 1912 e ainda hoje é responsável pela alimentação dos componentes elétricos e eletrônicos dos automóveis.
Funcionamento de uma bateria
Uma barra de zinco é imersa numa solução aquosa de sulfato de zinco, assim como a barra de cobre é imersa em solução aquosa de sulfato de cobre. As duas barras encontrasse interligadas eletricamente mediante um fio. Este dispositivo forma uma pilha.
As barras de zinco e de cobre são denominadas eletrodos e fornecem a superfície na qual ocorrem as reações de oxidação e de redução. Se os eletrodos de zinco e o cobre forem ligados entre si, por meio de um circuito externo, haverá um escoamento de