Tabela periodica
Os pontos de costura são divididos em classes padronizadas, representadas por números de três algarismos. As classes são: Ponto corrente de uma linha, Ponto manual, Ponto fixo, Ponto corrente multilinhas, Chuleado, Recobridor e Ponto firme de uma linha. Selecionamos informações de cada classe para você entender melhor os tipos de pontos. Vamos lá!
Da classe 1: Ponto corrente ou cadeia simples
É usado para costurar temporariamente ou para ponto invisível. É formado por uma única linha conduzida pela agulha, fazendo uma corrente / cadeia (por isso o nome da classe). É feito da esquerda para a direita.
Da classe 2: Ponto manual
São aqueles em que a linha passa de um lado para outro no tecido, em perfurações seguidas. O nome “manual” se deu porque este tipo de ponto inicialmente só era feito à mão. Hoje é possível consegui-lo através de máquinas.
Da classe 3: Ponto fixo
São aqueles pontos regulados, formados por duas linhas iguais dos dois lados (frente e verso). O ponto fixo é o mais usado para costura resistente e duradoura.
Da classe 4: Ponto corrente ou cadeia multilinhas
Ponto para se fazer com máquina de costura galoneira ou fechadeira. São formados por duas ou mais linhas.
Da classe 5: Ponto chuleado
Pontos elaborados e diferentes, usados para unir partes de peças, dar um acabamento diferenciado. A máquina do tipo Overloque realiza este tipo de ponto facilmente e com perfeição.
Da classe 6: Ponto de costura recobridor
Para costuras decorativas e acabamentos finais. Ideal para recobrir peças de praia e lingerie.
Da classe 7: Ponto fixo de uma linha
Ponto usado em costuras curtas e pespontos (ponto de costura onde a agulha entra um pouco atrás de onde saiu o ponto anterior). Costura feita da direita para a esquerda, alternando pontos longos e curtos. tipos-de-pontos-de-costura Ilustração de pontos de costura de cada classe.
O que é ponto cego?
O ponto cego é assim