serviço social e educação uma visão interdisciplinar
Cátia Aparecida Spagnol : Assistente Social, Especialista em Políticas Públicas e Direitos Sociais(UNIFEB), aluna especial no curso de pós-graduação (mestrado) da UNESP de Franca/ SP e integrante do grupo de Estudo e Pesquisa sobre Famílias “Prof. Dr. Pe. Mário José Filho” do UNIFEB. Endereço: Rua 12, 3835 – Ibirapuera – Barretos SP. Telefone: (17) 99149-6648 – email: catia_educ@hotmail.com.
Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Piana: orientadora: Assistente Social – Doutora em Serviço Social. Docente do Curso de Graduação em Serviço Social da UNESP – Campus de Franca – SP. Membro do GEPEFA. Tel. (17)981149082. email: crispiana@uol.com.br.
Resumo: O título deste trabalho foi escolhido pelas pesquisadoras, pelo trabalho desenvolvido por uma delas na área educacional desde sua graduação em Serviço Social, onde a mesma realizou estágio na área e que foi a motivação para o aprofundamento do tema Serviço Social e Educação. O objetivo é estudar o Serviço Social e a Educação como parceiros, exigindo uma proposta interdisciplinar com diversas áreas do conhecimento. A inserção do Assistente Social nessa política social confirma a importância do trabalho para a conquista de direitos do cidadão. O trabalho interdisciplinar revela a urgente qualificação do Assistente Social como profissional crítico e reflexivo no entendimento de uma política educacional vigente mercantilista a serviço do capitalismo.
Palavras – chave: Serviço Social; educação; interdisciplinaridade.
Falando da História
A história da Educação em uma reflexão no processo de industrialização em meados de 1930, no governo Getúlio Vargas é pensada e analisada a partir de uma visão societária do trabalho, pois a classe dominante sempre foi privilegiada, com base a propiciar aos seus filhos uma educação de qualidade, tendo como objetivo manter o poder em suas mãos. Aos filhos dos operários era ofertado um ensino que os reduza a mesma sina de seus pais,