Serviço Social na Educação
PRÓ-RETORIA DE GRADUÇÃO
UNIDADE ACADÊMICO-ADMINISTRATIVA DE SERVIÇO SOCIAL
POLÍTICA SOCIAL IV
TURMA B01
SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO
ANNA KAROLINA LEITE
ANTONIA NILCILENE COSTA
GISELE MEDEIROS
LAYANE FRANCIELLY SILVA
MARIA ADRIANA SOUSA
RAFAELA VIEIRA
GOIÂNIA
02/2012
INTRODUÇÃO
O presente estudo visa analisar a conjuntura brasileira a partir da década de 80 até os dias atuais, no que diz respeito à política educacional. Bem como apresentar aspectos da conjuntura atual que justifique a inserção do Serviço Social na Educação, e os graves problemas enfrentados pela sociedade contemporânea, tais como: o desemprego, as drogas, a prostituição, a desvalorização profissional, a violência e as modificações das relações familiares, que refletirá no ambiente escolar. Além de minimizar ou até mesmo eliminar os problemas como baixo rendimento escolar, desinteresse dos alunos com os estudos, vulnerabilidade às drogas, comportamentos agressivos, dentre outros.
O Serviço Social, frente a este contexto, poderá identificar os fatores sociais, culturais, políticos e econômicos que atingem o campo educacional no contexto atual, e terá como ponto inicial e como grande desafio, o trabalho interdisciplinar.
Contribuirá também com a inserção e permanência das crianças e adolescentes na escola, ampliando os espaços de participação dos estudantes e a visão social dos sujeitos envolvidos com a educação.
Destarte, estudar a educação é entender que a escola como uma instituição responsável pelo desenvolvimento social e contínuo dos cidadãos, tem o papel importantíssimo na sociedade, que é proporcionar ações para a consolidação dos direitos sociais conquistados através de muitas lutas, ou seja, o direito de todo cidadão freqüentar uma escola pública e com ensino de qualidade. Assim, os assistentes sociais, juntamente com outros profissionais, irão redefinir as possibilidades de intervenção, em face da