Tabela Periodica
Química I– Prof. Alain Gaujac
Aluno: ____________________________________________________ Data: _______
Turma:
Estudo dirigido: Classificação dos elementos químicos
Metais, ametais e semimetais
A tabela periódica foi organizada de acordo com as propriedades dos elementos. Vamos tratar aqui de uma subdivisão que diz respeito à classificação dos elementos em metais, semimetais e ametais (ou não-metais).
Diante da tabela podemos perceber claramente a posição de cada uma destas classes, até porque elementos com as mesmas propriedades se encontram próximos uns dos outros.
Na tabela abaixo, vemos os metais em amarelo claro, os ametais (ou não-metais) em roxo escuro, os semimetais em rosa. Em azul, a família dos gases nobres e, em verde, o elemento químico hidrogênio. Estes últimos, os gases nobres e o hidrogênio, não são classificados como metais, semimetais ou ametais, são classes à parte.
Figura 1. Tabela periódica dos elementos: classificação em metais, ametais e semimetais.
Os ametais são mais abundantes na natureza do que os metais, mas os metais de fato constituem a maior parte dos elementos químicos naturais e sintéticos. Alguns metais bem conhecidos são: ouro, ferro, prata, alumínio, cobre e zinco.
Vejamos a seguir algumas propriedades:
Metais: os elementos pertencentes a esta classe se apresentam no estado sólido. O metal mercúrio (Hg), o líquido prateado encontrado em bulbos de termômetros, é uma exceção: é o único metal líquido, à temperatura ambiente. Os metais em geral possuem brilho, são bons condutores de calor e eletricidade, são maleáveis (podem ser transformados em lâminas) e dúcteis (facilmente moldados em fios).
Ametais: podem se apresentar na forma líquida, gasosa ou sólida. Os ametais não são bons condutores de calor e eletricidade, e não podem ser moldados. Esta última característica se deve ao fato de que, quando presentes no estado sólido, os ametais se