Ambiente e Sustentabilidade
Que energias se consomem em Portugal?
Historicamente, as fontes de energia usadas desde a pré-história são a madeira, o carvão, os ventos e a água.
No final do século XIX começou a usar-se a energia proveniente do petróleo, que ainda hoje é a mais usada em todo o Mundo, incluindo em Portugal. No entanto, Portugal não tem reservas de petróleo, gás ou carvão; por isso, importa mais de 80% da energia que consome.
Embora as energias renováveis como a eólica ou o biogás possam substituir praticamente todos os derivados do petróleo e tendo ainda a vantagem de não se esgotarem, não precisam de ser importadas e são menos poluentes; a verdade é que estas energias desempenham ainda um papel muito reduzido no abastecimento energético nacional.
A energia hídrica é a renovável mais utilizada, sendo produzida a partir de barragens; cerca de 18% da energia eléctrica consumida nacionalmente é hídrica.
A energia da biomassa, eólica, solar e do mar, são algumas das possibilidades a que Portugal, pode e deve, recorrer para substituir o petróleo, uma vez que possui no seu território grandes quantidades destes recursos renováveis.
Até ao momento, a seguir à energia hídrica, é a eólica que se tem vindo a desenvolver mais em Portugal, apesar de estar também planeada a criação de uma Mega-central de energia solar no Alentejo.
2- Fontes de energia renováveis e não renováveis.
O que é a energia? Motivar para a poupança.
O que é a energia? Na sua essência, a energia é a capacidade de um corpo produzir algum tipo de 'trabalho'. É a energia existente nos alimentos que ingerimos que nos permite viver e movermo-nos; é a energia química existente nos combustíveis que permite aos carros movimentarem-se. É a energia, que permite que tudo o que acontece à nossa volta, aconteça.
Poupança. Porquê? As fontes de energia não renováveis são aquelas que se encontram na natureza em quantidade limitada e extinguem-se ao longo do