tabela periodica
De acordo com os diferentes limites entre as placas tectônicas, ou seja, limites convergentes, divergentes e transcorrentes, são possíveis gerar diversos geológicos. Considerando estes ambientes e os limites entre as placas tectônicas, responda:
a) Quais são os tipos de limites que ocorrem entre as placas tectônicas e qual a diferença entre eles ?
b) Cite exemplos de ambientes geológicos modernos e antigos gerados em cada um dos limites de placas.
c) No Brasil, no tempo geológico antigo, existiu a possibilidade de ocorrência de hot spots ?
A crosta da Terra, esta dividida em placas, se movimentando em diversas direções podendo chocar-se umas com as outras. Quando as placas se chocam, as rochas de suas bordas rompe-se originando terremotos, dobramentos e falha mentos, formação de cordilheiras. Estes fenômenos são (denominados movimentos tectônicos). Embora a movimentação dos continentes seja muito lenta, poucos centímetros por ano que origina as grandes cadeias de montanhas.
a)
Tipos de Limites de Placas Tectônicas
Divergente
Convergente
Transcorrente
Limite Divergente - onde as placas tectônicas separam-se e movem-se em direções opostas, permitindo a formação da litosfera.
Limites Convergentes – no qual as placas tectônicas convergem, e colidem e mergulha uma em baixo da outra promovendo, retorno litosfera oceânica para o manto.
Limites Transcorrentes – onde as placas tectônicas deslizam lateralmente uma em relação à outra.
Cite exemplos de ambientes geológicos modernos e antigos gerados em cada um dos limites de placas.
b) Como exemplo de limite divergente antigo pode citar a formação da Islândia, uma ilha europeia que surgiu com o vazamento constante de magma no fundo do oceano. Como exemplo moderno tem o grande vale do Rifte no leste da África.
E como limites convergentes podem citar a Cordilheira dos Andes na América do Sul. Atualmente temos o território do Japão, que fica bem próximo a um