Tabela com principais neurotransmissores
MECANISMO DE AÇÃO
FUNÇÃO
RELAÇÃO COM A CLÍNICA
Gaba
Exerce seus efeitos através da ligação de dois receptores distintos, GABA-A e GABA-B. Os receptores GABA-A formam um canal Cl-. A ligação do GABA aos receptores GABA-A aumenta a condutância de Cl- dos neurônios pré-sinápticos.
Inibidor bem conhecido da transmissão pré-sináptica no SNC e também na retina.
Efeito calmante ou pacificador no cérebro, GABA induz ao relaxamento, reduz o stress e ansiedade, e foco aumenta.
Glutamato
O glutamato atua em duas classes de receptores: os ionotrópicos (que quando ativados exibem grande condutividade a correntes iônicas) e os metabotrópicos (agem ativando vias de segundos mensageiros). Os receptores ionotrópicos de glutamato do tipo NMDA são implicados como protagonistas em processos cognitivos que envolvem a destruição de celulas.
É vital para estabelecer os vínculos entre os neurônios que são a base da aprendizagem e da memória a longo prazo.
Envolvido em funções cognitivas no cérebro, como a aprendizagem e a memória.
Aspartato
Localizado na medula espinhal, formando um par excitatório/inibitório, caracterizado por aspartato/glicina, assim como o fazem glutamato/GABA no encéfalo.
É reabsorvido pela membrana pré-sináptica após sua atividade excitatória sobre a célula pós-sináptica e existem indícios de que esse neurotransmissor se relacione com fenômenos de resistência ao estado de fadiga.
Neurotransmissor excitatório no cérebro. Como tal, existem indicações que o ácido aspártico possa conferir resistência à fadiga. É também um metabolito do ciclo da ureia e participa na gluconeogénese.
Acetilcolina
Atua tanto no sistema nervoso central quanto no sistema nervoso periférico. No sistema nervoso central, juntamente com os neurônios associados, formam um sistema neurotransmissor, o sistema colinérgico.
Controla a atividade de áreas cerebrais relacionadas à atenção, aprendizagem e memória.