Público e privado
MÁRCIO ALEXANDRE SALGADO
FUNDAMENTOS DA NEUROANATOMIA
RESENDE
2013.01
FUNDAMENTOS DA NEUROANATOMIA
Trabalho apresentado à Universidade Estácio de Sá, como requisito para obtenção parcial de nota na AV1 da disciplina de Fundamentos da Neuroanatomia de curso de Psicologia ministrada pelo Professor Jorge Newton.
RESENDE
2013.01
NEUROTRANSMISSORES E SUA FUNCIONALIDADE :
Cerca de 60 neurotransmissores foram identificados e podem ser classificados, em geral em uma das quatro categorias.
Colinas: Esse neurotransmissor é produzido por uma reação enzimática, catalisada pela enzima colina acetiltransferase. Porém essa síntese só é feita quando se ingere colina, visto que este composto faz parte do complexo B de vitaminas e logo não é produzido pelo organismo. A acetilcolina é a mais importante;
Aminas Biogênicas: Entre os neurotransmissores do SNC existem algumas mono aminas importantes, conhecidas como aminas biogênicas. Um grupo delas é formado por uma parte alifática, a amina, e uma parte aromática, o catecol.
A serotonina, a histamina, e as catecolaminas - a dopamina, a norepinefrina e a epinefrina.
Aminoácidos: certos aminoácidos que funcionam como neurotransmissores estão presentes em todas as células do nosso organismo, exemplos são a glicina e o glutamato.
O glutamato e o aspartato são os transmissores excitatórios bem conhecidos, enquanto que o ácido gama-aminobutírico (GABA), a glicina e a taurine são neurotransmissores inibidores.
Neuropeptídeos: esses são formados por cadeias mais longas de aminoácidos (como uma pequena molécula de proteína). Sabe-se que mais de 50 deles ocorrem no cérebro e muitos deles têm sido implicados na modulação ou na transmissão de informação neural.
NEUROTRANSMISSORES
Dopamina: A dopamina é um tipo de neurotransmissor inibitório derivado