Fisiologia
O Sistema nervoso é uma rede complexa que permite ao organismo comunicar-se com o meio ambiente. Essa rede inclui componentes sensoriais, que detectam alterações nos estímulos do ambiente, e componentes motores, que geram os movimentos corporais.
O sistema nervoso é composto por duas divisões: o sistema nervoso central (SNC), que inclui o encéfalo e a medula e o sistema nervoso periférico (SNP), composto por receptores sensoriais, nervos sensoriais e gânglios. O SNC e SNP se comunicam extensamente entre si. O sistema nervoso periférico ainda se subdivide em sistema nervoso somático e sistema nervoso autônomo (simpático e parassimpático).
O sistema nervoso apresenta basicamente 04 funções gerais: integradora, sensorial, motora e adaptativa. O SNC inclui o encéfalo e a medula espinhal. As principais divisões do SNC são: a medula espinhal, o tronco encefálico (bulbo, ponte e mesencéfalo), o cerebelo, o diencéfalo (tálamo e hipotálamo) e os hemisférios cerebrais (córtex cerebral).
MEDULA ESPINHAL
A medula espinhal é a porção mais caudal do SNC, estendendo-se da base do crânio até a primeira vértebra lombar. A medula espinhal participa dos movimentos de marcha, controlam os vasos sanguíneos e reflexos que estendem as pernas .
TRONCO ENCEFÁLICO
O bulbo, a ponte e o mesencéfalo são denominados, em conjunto, tronco encefálico. Dez dos 12 nervos cranianos (NC III-XII). O bulbo é a extensão rostral da medula espinhal. Ele contém centros autônomos que regulam a respiração e a pressão sanguínea, bem como centros que coordenam os reflexos da deglutição, da tosse e do vômito. A ponte é rostral ao bulbo, participa da regulação da respiração e envia informações dos hemisférios cerebrais para o cerebelo. O mesencéfalo é rostral à ponte e participa do controle dos movimentos dos olhos.
CEREBELO
O cerebelo é uma estrutura laminada, ligada ao tronco encefálico, localizada dorsalmente à ponte e ao bulbo. As funções do cerebelo são: a