Os 5 sentidos
Os sentidos: audição, olfato, paladar, tato e visão.
Nós, seres humanos, temos cinco sentidos fundamentais, são eles: audição, olfato, paladar, tato e visão. São eles que propiciam o nosso relacionamento com o ambiente. Com esses sentidos, o nosso corpo percebe o que está ao nosso redor, e isso nos ajuda a sobreviver e integrar com o ambiente em que vivemos.
Existem receptores especializados, que são capazes de adquirir diversos estímulos. Os três receptores são: Exteroceptores, Proprioceptores, Interoceptores. Exteroceptores, Proprioceptores e Interoceptores.
Muitos tipos de célula sensorial são especializados em captar estímulos provenientes do meio ambiente. Essas células, genericamente chamadas de exteroceptores, estão presentes nos órgãos responsáveis pelo paladar, olfato, audição, visão e tato. Certos tipos de exteroceptores, conhecidos como quimioceptores, são tidos como os responsáveis pelo paladar e pelo olfato, são estimulados quando as moléculas de substâncias específicas encaixam em proteínas receptoras existentes na superfície de sua membrana celular. Esse mecanismo é conhecido como sistema chave-fechadura, pois a molécula da substância que estimula a célula precisa encaixar-se perfeitamente nos receptores da membrana, como uma chave em uma fechadura. Certas células sensoriais são especializadas na captação de estímulos internos ao corpo, constituindo os chamados proprioceptores e interoceptores. Os proprioceptores localizam-se nos músculos, tendões, articulações e órgãos internos, e sua função é informar o sistema nervoso central sobre a posição dos braços, das pernas e da cabeça em relação ao resto do corpo. Os interoceptores percebem condições internas do corpo como a composição do sangue, o pH, a pressão osmótica, a temperatura, etc., o que nos permite sentir sede, fome, frio, náuseas e dor, por exemplo.
Com isso:
• Pelo tato – pegamos algo, sentimos os objetos, sentimos o calor ou frio.
• Pela audição –