Tabalho L Portuguesa
José Morais Dias Junior
Administração
São Lourenço
2015
TRABALHO LÍNGUA PORTUGUESA
I -Leia o texto que segue e responda às questões propostas: João Carlos vivia em uma pequena casa construída no alto de uma colina, cuja frente dava para leste. Desde o pé da colina se espalhava em todas as direções, até o horizonte, uma planície coberta de areia. Na noite em que completava 30 anos, João, sentado nos degraus da escada colocada à frente de sua casa, olhava o sol poente e observava como a sua sombra ia diminuindo no caminho coberto de grama. De repente, viu um cavalo que descia para a sua casa. As árvores e as folhagens não o permitiam ver distintamente; entretanto observou que o cavalo era manco. Ao olhar de mais perto verificou que o visitante era seu filho Guilherme, que há 20 anos tinha partido para alistar-se no exército, e, em todo este tempo, não havia dado sinal de vida. Guilherme, ao ver seu pai, desmontou imediatamente, correu até ele, lançando-se nos seus braços e começando a chorar.
1- Observe se o autor emprega adequadamente sinais de pontuação, se o texto apresenta construções cultas. Em seguida, conclua: o autor do texto demonstra ter domínio da linguagem escrita ou não? Justifique com uma passagem do texto.
O texto apresenta construções cultas, pois não faz o uso de gírias, não usa formas reduzidas ou contraídas, e nem mesmo apresenta coloquialismos por exemplo. O autor faz o uso correto dos sinais de pontuação, e demonstra ter domínio da linguagem escrita. “As árvores e as folhagens não o permitiam ver distintamente; entretanto observou que o cavalo era manco.”
2- Além do domínio vocabular e sintático da língua, o texto também apresenta marcas de coesão. Destaque do texto:
a) dois exemplos de coesão por referência.
- João Carlos: É retomado como João.
- O visitante: É retomado como Guilherme.
b) dois exemplos de marcadores temporais que dão ideia de sequência dos