base economia
1.Introdução
2. Conceitos económicos fundamentais
3. A organização e funcionamento dos mercados
3.1. Teoria do consumidor
3.2. Teoria do produtor
3.3. Oferta e procura
3.4. Tipologia de estruturas de mercado
4. Conceitos elementares de macroeconomia
4.1. Circuito económico e contabilidade nacional
4.2. Consumo, investimento e flutuações da actividade económica
4.3. O modelo do multiplicador
Bibliografia
SAMUELSON, P. e NORDAHAUS,Economia, Lisboa, MacGraw-Hill, 16ª ed., 1999
NEVES, J. César das, Princípios de Economia Política, Lisboa,Verbo, 1997
1
1.Introdução
ECONOMIA
1. Definição
A Economia é uma ciência social que estuda o comportamento humano nos domínios do consumo, da produção dos bens e da prestação de serviços.
Considerando que os recursos produtivos são limitados e que os desejos dos consumidores são ilimitados. Assim, procura utilizar da forma mais eficiente os recursos existentes com o objectivo de atingir a máxima satisfação na satisfação das necessidades humanas.
Nesta definição estão implícitas duas questões fundamentais:
- Os bens são escassos, ou seja, não existem em quantidade suficiente para satisfazer plenamente todas as necessidades e desejos humanos;
- A sociedade deve utilizar os recursos de que dispõe de uma forma eficiente, ou seja, deve procurar formas de utilizar os seus recursos de forma a maximizar a satisfação das suas necessidades.
2
Ou seja, a Economia procura responder a três questões, as quais constituem os três problemas de qualquer organização económica:
o quê, como e para quem:
- O que produzir e em que quantidades? Quais os produtos e serviços deverão ser produzidos por forma a satisfazerem da melhor forma possível as necessidades da sociedade?
- Como devem os bens ser produzidos? Que tecnologias e métodos de produção utilizar? Que matérias-primas deverão ser utilizados para produzir determinado produto? Como maximizar a produção tendo