Tabagismo
O consumo de tabaco, é considerado o principal factor de estilo de vida causador de doenças crónicas nos países desenvolvidos e foi identificado como o principal problema de saúde pública. Existem no mundo milhões de fumadores. O seu número aumenta diariamente, por um lado, porque a população aumenta rapidamente e por outro, porque está a ser fornecido e encorajado por fins puramente comerciais. A OMS tem vindo a recomendar acções de vária ordem respeitantes ao tabagismo e a prevenção tem sido prioritária. Para que se possa planear e executar programas de prevenção é necessário delimitar o problema e entender o fenómeno colhendo informações sobre a caracterização e o comportamento tabágico.
O que é o Tabagismo ?
O Tabagismo é uma drogadicção ou toxicomania caracterizada pela dependência psicológica do consumo de tabaco. O cigarro é um dos produtos mais vendidos no mundo. Comanda legiões de compradores fiéis e tem um mercado que se expande cada vez mais. Satisfeitos, os fabricantes orgulham-se de ter lucros impressionantes, influência política e prestígio. O único problema que os seus melhores clientes morrem um por um.
O que é o Tabagismo Passivo ?
É a inalação do fumo dos derivados do tabaco (cigarro, charuto, cigarrilhas, cachimbo e outros produtores de fumo) por indivíduos não-fumadores, que convivem com fumadores em ambientes fechados. O fumo, em ambientes fechados, é denominado como poluição tabagística ambiental (PTA) e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a inalação deste torna-se ainda mais grave em ambientes fechados do que em espaços abertos. O tabagismo passivo é a 3ª maior causa de morte evitável no mundo, subsequente ao tabagismo activo e ao consumo excessivo de álcool.
O ar poluído contém, em média, três vezes mais nicotina e monóxido de carbono, e até cinquenta vezes mais substâncias cancerígenas do que o fumo que entra pela boca do fumador depois de passar pelo filtro do cigarro.
A absorção do fumo