TABAGISMO
O tabagismo é uma toxicomania caracterizada pela dependência física e psicológica do consumo de nicotina, substancia presente no tabaco.
Segundo o Ministério da Saúde brasileiro, os cigarros contêm cerca de 4720 substanciam tóxicas, sendo uma delas, a nicotina, responsável pela dependência.
De acordo com a Organização Pan-Americana de saúde (OPAS), o tabagismo é o responsável por cerca de 30% das mortes por cancro (câncer no Brasil), 90% das mortes por cancro de pulmão, 25% das mortes por doenças coronarianas, 85% das mortes por doenças pulmonares obstrutiva crônica e 25% das mortes por derrame cerebral.
As doenças ocasionadas pelo consumo de tabaco matam três milhões de pessoas no mundo atualmente, como uma projeção estimada de óbitos em torno de 10 milhões até o ano 2020 das quais sete milhões ocorrerão nos países em desenvolvimento. Vale dizer que o tabagismo, hoje mata mais que a soma das mortes por AIDS, cocaína, heroína, álcool, suicídios, e acidentes de transito. As doenças causadas pelo tabaco são responsáveis por perda econômica de aproximadamente US$ 200 bilhões de dólares no mundo.
O método de avaliação de Fagerstrom é, hoje, utilizado por especialistas, para ajudar a definir a melhor estratégia para quem quer lagar o cigarro. Trata-se de um questionário utilizado por médicos a fim de determinar se uma pessoa está seriamente viciada na nicotina.
Historia
O habito de fumar se iniciou na Europa em 1580, introduzido por Walter Raleigh, pessoa de confiança na corte de Elizabeth I da Inglaterra. Os cigarros se popularizaram a partir de 1881, quando foi inventada a máquina que os manufaturava.
Tabagismo no Brasil
No brasil, estima-se que cerca de 290 mil mortes por ano são decorrentes do tabagismo. A proporção de fumantes no país é de 23,9% da população. Segundos dados da PNAD, em2008, o Brasil tinha 24,6 milhões de fumantes habituais com idade a partir de 15 anos ou 17,2% da população de pessoas dessa faixa etária,