t7aeme8

2182 palavras 9 páginas
1) Um Cão da raça labrador, com 9 anos de idade, foi atendido no HVET-UNIP apresentando aumento de volume abdominal, taquipnéia, dispneia, hiporexia, e emagrecimento progressivo. Ao exame físico constatou-se que o animal apresentava T 38,5 °C, mucosas cianóticas, hipofonese de bulhas cardíacas, redução dos sons respiratório na região ventral do tórax, hepato e esplenomegalia, além da presença de ascite (liquido de coloração avermelhada)
a) Quais são as hipóteses diagnósticas? Justifique.
b) Quais exames você solicitaria para confirmar essas hipóteses e o que espera encontrar de alterações em cada um deles? Justifique.
c) Qual a conduta terapêutica que você adotaria nesse caso tratamento (incluindo os nomes dos princípios ativos, vias e frequência de administração).
R: a) podemos suspeitar de ICCD por causa do emagrecimento, mucosas cianóticas, hipofonese das bulhas cardíacas, hepato e esplenomegalia e ascite. Uma endocardiose de mitral avançada também poderia causar esses sinais clínicos, como hepato e esplenomegalia, hipofonese das bulhas e redução dos sons respiratórios. A cardiomiopatia dilatada também pode causar sinais como hepatomegalia, ascite, dispneia.
b) CMD- RX, coração globuloso. ECG, fibrilação atrial, taquicardias ventriculares e presença de complexos ventriculares prematuros. Endocardiose- RX, aumento do coração e deslocamento traqueal. ECG, pouco valor. ECO, prolapso ou ruptura de valva. ICCD- RX, aumento da silhueta cardíaca, derrame pleural e edema pulmonar. ECG e ECO.
c) o tratamento deve ser feito com inalapril (0,25 mg/kg BID) e associado com espironolactona em casos mais graves (1-2 mg/kg SID/ BID). Além de toracocentese e oxigenioterapia. O uso de furosemida também é indicada (2-4 mg/kg TID/BID).

2) A insuficiência cardíaca congestiva (ICC) é didaticamente dividida em ICC direita e esquerda, diferindo em sua apresentação clínica e doenças que causam ambas condições. Quais são os sinais clínicos associados a cada uma delas?
R: Na

Relacionados