Determinação da concentração de uma solução contendo K2Cr2O7 e KMnO4 utilizando a técnica de espectrofotometria
Determinação da concentração de uma solução contendo K2Cr2O7 e KMnO4 utilizando a técnica de espectrofotometria
DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE UMA SOLUÇÃO CONTENDO K2Cr2O7 E KMnO4 UTILIZANDO A TÉCNICA DE ESPECTROFOTOMETRIA
INTRODUÇÃO Espectrofotometria é uma técnica de determinação de concentração de uma substância pela medida da absorção relativa da luz. O aparelho utilizado para esta análise, denomina-se espectrofotômetro, que usa células fotoelétricas como detector, esta converte a luz (fótons) em corrente elétrica mandando sinais elétricos convertidos em grandezas (transmitância, absorbância) relacionadas com a concentração. A relação entre absorbância e concentração é dada pela lei de Beer-Lambert: A= . C .l , onde, A é a absorbância, é a absortividade molar, C a concentração e l a espessura do meio.
O objetivo deste trabalho foi determinar a concentração de dicromato de potássio e permanganato de potássio em uma solução contendo os dois compostos, utilizando a espectrofotometria.
MATERIAIS E MÉTODOS
Para a análise da solução problema, partiu-se de soluções de dicromato de potássio e de permanganato de potássio ambas de concentrações conhecidas e iguais a 0,1M e 0,004M respectivamente. Havia ainda uma pequena quantidade de ácido sulfúrico em cada solução (1.5 %). Uma das soluções foi colocada em uma bureta (previamente limpa e rinsada) de onde retiraram-se alíquotas de 2, 4, 6, 8 ml cada, recolhidas em quatro balões volumétricos de 100ml, aos quais foram adicionados 1,5 ml de ácido sulfúrico, medidos em uma proveta, para se manter a concentração original da solução. Os balões volumétricos foram então completados com água destilada. O mesmo procedimento foi adotado para a outra solução. Foi preparada também, uma solução aquosa de ácido sulfúrico 1,5% (branco). As soluções obtidas foram devidamente homogeneizadas e delas foram retiradas pequenas alíquotas que foram