t5 VSM
O experimento desenvolvido na aula prática buscava realizar a calibração de um sensor térmico Pt100 e de um TermoPar.
Para tal, foi disposto um termômetro de mercúrio já calibrado, que estava fixado em um recipiente contendo água. Esse recipiente com água era capaz de mudar a temperatura da água presente nele de forma homogenia no fluido. Ainda nesse recipiente estava ligado o Pt100 e o TermoPar, e estes ligados em um multímetro.
Conforme mudava-se a temperatura da água pelo dispositivo, primeiramente crescente, e depois decrescente para levar em conta a histerese, era contabilizada a temperatura que os sensores forneciam no multímetro e também a temperatura referencia do termômetro.
O multímetro ligado no TermoPar exibia a temperatura já em graus Celcius. O multímetro ligado ao Pt100 fornecia os dados em Volts, e após seria feita uma conversão. Ao final da obtenção desses valores realizava-se a calibração desses sensores. As curvas de calibração encontram mais adiante.
Analise de resultados
Analisando a curva de regresão do TermoPar, percebe-se que seu coeficiente angular, fornecido pelo MatLab , é aproximadamente 1, o que indica que para cada grau Celsius de variação de temperatura no TermoPar indica um grau Celsius de variação no termômetro de referencia.Porem as temperaturas indicadas pelo TermoPar diferem um pouco das do termômetro. Como constância, podemos observar que a temperatura indicada pelo TermoPar era sempre um pouco inferior a marcada pelo termômetro.Isso deve-se devido a diferente naturezas e posicionamentos dos instrumentos de medições e ao erros inerentes ao experimento que serão discutidos adiante. A resolução de 1ºC do TermoPar também gerou incertezas nass leituras, o que pode ser observado pelas dispersões dos pontos nas retas de regressão.
Em relação ao Pt100, pode-se observar através das disposições dos pontos e da equação da reta de regressão que a cada cerca de 1V a temperatura varia 10ºC. Ao analisar a