Dificuldades de aprendizagem
Disciplina: Dificuldades de Aprendizagem - Abordagem Psicopedagógica
Discente: Rosângela Silva Dias
Síntese sobre dificuldades de aprendizagem
Dificuldades de aprendizagem é por vezes referida como desordem de aprendizagem ou transtorno de aprendizagem , é um tipo de desordem pela qual um indivíduo apresenta dificuldades em aprender efetivamente. A desordem afeta a capacidade do cérebro em receber e processar informações e pode se tornar problemático para o indivíduo o aprendizado tão rápido quanto o do outro , que não é afetado por ela.
É uma aparente discrepância entre a capacidade de uma criança em aprender o seu nível de realização. Crianças que têm dificuldades de aprendizagem são as que manifestam desigualdade educacionalmente significativas e requer programas adequados de evolução acadêmica , de forma adaptá-los à natureza e ao nível do desvio no seu processo de desenvolvimento.
As dificuldades de aprendizagem podem contribuir negativamente o desenvolvimento do ser e seu ajustamento em etapas subsequentes. Ao abordamos o tema percebemos que a criança com dificuldades de aprendizagem não tem que carregar um estigma que a exclua da escola e do direito de aprender, e sim de uma sociedade que lhes assegure : respeito à individualidade; reconhecimento de suas possibilidades e competências para não deixa-los fracassarem.
De acordo David Zimerman (2006) o papel da escola para o educando é imprescindível para o processo de ensino- aprendizagem , assim como para influência na formação da personalidade , na conduta e na aquisição da condição de cidadania , com o exercício dos direitos e deveres de cada um e de todos.
Observa-se que aprimorar a atuação docente, torna-se de total relevância , pois a formação deixa a desejar quando , não acompanham as exigências de sua prática , quando suas competências não se adaptam às diversidades do alunado.
A formação do professor , seu olhar diante da diferença e a influência desses fatores