Sócrates
A proposta é descrever o que penso, sem o compromisso de fazer pensar como eu penso. É também um questionar de algumas situações que me cercam, me alegram, me incomodam, enfim, me descontroem e me constroem a cada dia. Pensar sem medo de fazer um auto-flagelo de idéias que devem ser maltratadas a ponto de serem expurgadas, se preciso for. Pensar e repensar no que creio e no que deixo de crer.
Se eu conseguir pensar sobre o que penso e de alguma forma multiplicar o que penso, seja para que outros pensem parecido, ou para que outros pensem exatamente o contrário do que penso, me fazendo repensar, ficarei satisfeito.
6 – Explique o que Sócrates pretendia ao buscar a essência e o conceito das coisas .
R = A missão de Sócrates é conhecer a realidade humana, investigar o homem e a sua alma. A filosofia deve levar o homem a conhecer a si mesmo, conhecer os seus limites, as suas possibilidades. Busca a justiça e a solidariedade. A relação do homem com ele e com os outros e a relação dos outros com ele. Para ele o limite de sua sabedoria era a sua própria ignorância ? Só sei que nada sei. Os erros que cometemos em nossa vida são culpa da nossa ignorância. Não se proclamava sábio e tentava fazer com que as pessoas se sentissem ignorantes e que admitissem a sua ignorância e fazia isso através do perguntar e do questionar, Sócrates tanto fez isso que conquistou diversas inimizades.
7 – Por que Atenas condenou Sócrates à morte ? R= Porque Sócrates foi acusado de influenciar a mente dos jovens ao ateísmo e a contestar a sociedade, ele foi condenado a morte sendo que se ele negasse que havia cometido certo 'crime' ele poderia ser solto, mas não ele continuou com seus princípios e aceitou a condenação pois ele acreditava na 'justiça' grega, tinham até planos de fuga para ele mas ele não aceitou.
8 – Por que as principais características da filosofia socrática indicam que a maior