Sócrates / hedonismo
Aluno/Turma: Lucas Souza Frugoli – Publicidade e Propaganda (Noturno)
Disciplina/Professor: Filosofia, Cláudio Francisco.
Sócrates, durante toda sua caminhada por esse mundo, defendia muitas idéias que iam contra o que a maioria pensava. Por isso, muitas vezes, era rejeitado pelas pessoas, tratado como alguém desprovido de sanidade mental. Uma dessas idéias é o conceito do senso comum, conceito que até hoje nos deparamos com ele no nosso dia-a-dia.
No filme “O que você faria?” (Marcelo Piñeyro), ele é abordado de uma maneira bastante discreta, porém intrigante. Ao serem colocados numa sala fechada, os candidatos àquela vaga de emprego, por muitas ocasiões são induzidos a eliminar um por um de seus oponentes, tendo que fazer isso de uma maneira com a qual todos estejam de acordo. Para se livrar de acusações ou desconfianças, muitas vezes os candidatos abrem mão de sua verdadeira opinião para concordar e apoiar opiniões e conceitos alheios, tirando assim “o seu da reta”. Concordar e apoiar a maioria naquela situação significava manter-se por pelo menos mais uma rodada da seletiva.
Outro tema abordado pelo filme é o conceito de Epícuro sobre prazer e felicidade. No conceito de Epícuro, para se obter uma vida realmente plena e repleta de felicidade era preciso ter amigos, auto-suficiência e uma vida bem reflexionada. Em uma seletiva de emprego, cujo método de escolha é eliminar todos os seus oponentes até que reste apenas um, é imprescindível ter amigos, ou pelo menos aliados, para derrubar os demais concorrentes. Ter conhecimento de si próprio e segurança para fazer com que os demais acreditem em você e consequentemente o tenham como um forte candidato nesse caso seria uma ameaça, quanto mais forte, mais ameaçador, e quanto mais ameaçador, menos os candidatos o queriam por perto.
Em uma entrevista de emprego, onde é utilizado o método de convivência como fator decisivo, é possível interpretar e analisar a