tree
TRABALHO
DE
FILOSOFIA
Nome: Woiston A. Soprani e Lucas Venicius.
Nº: 24 e 15
Serie: 2º
Turma: D
Turno: Noite
Professora: Sandra
Toledo-PR
2013
Introdução
Com este trabalho nos iremos falar um pouco sobre a Ética Helenista, que e dividida em Hedonismo e Estoicismo. Suas principais características e sua historia.
“A filosofia não visa a assegurar qualquer coisa externa ao homem. Isso seria admitir algo que está além de seu próprio objeto. Pois assim como o material do carpinteiro é a madeira, e o do estatuário é o bronze, a matéria-prima da arte de viver é a própria vida de cada pessoa.”
Hedonismo
Hedonismo – Epicuro de Samos
O bem se encontra no prazer (sociedade atual – consumo, beleza, intolerância a sentimentos de dor...)
Ética Epicurista: valorização dos prazeres espirituais (amizade) e crítica aos valores materiais (trazem sofrimento e ansiedade).
O hedonismo (do grego hedonê, "prazer", "vontade" ) é uma teoria ou doutrina filosófico moral que afirma ser o prazer o supremo bem da vida humana. Surgiu na Grécia, e importantes representantes foram Aristipo de Cirene e Epicuro. O hedonismo filosófico moderno procura fundamentar-se numa concepção mais ampla de prazer entendida como felicidade para o maior número de pessoas.
O significado do termo em linguagem comum, bastante diverso do significado original, surgiu no iluminismo e designa uma atitude de vida voltada para a busca egoísta de prazeres momentâneos. Com esse sentido, "hedonismo" é usado de maneira pejorativa, visto normalmente como sinal de decadência.
Hedonismo filosófico
O hedonismo é muito confundido com o epicurismo, apesar de eles possuírem divergências claras. O epicurismo surge através de Epicuro, que levando em conta o hedonismo que o antecede irá, segundo suas concepções, aperfeiçoá-lo. Salientando que o prazer deverá ser regido pela razão, o que resulta em moderação.
Antiguidade
Aristipo de