Só para aprender
A histoplasmose é uma micose sistêmica causada pelo fungo Histoplasma capsulatum, que afeta órgãos internos. Ela é uma zoonose, transmitida por aves e morcegos.
Agente Etiológico
Histoplasma capsulatum, fungo dimórfico que existe no solo, em fase micelial, mas se converte em fase leveduriforme na temperatura corpórea do homem (37°C).
CLASSIFICAÇÃO CIENTIFICA
Reino: Fungi
Filo: Ascomycota
Foi descrita pela primeira vez no Panamá, por Samuel Darling, que necropsiou três casos disseminados da doença entre os anos de 1905 e 1906. No entanto, como produzia lesões semelhantes às causadas pela leishmaniose visceral, foi classificada erroneamente. Apenas no ano de 1934, este microrganismo foi identificado corretamente. Hoje são reconhecidas duas variedades de Histoplasma capsulatum: a variedade capsulatum e a variedade duboisii. Estas duas possuem forma miceliana idênticas, no entanto, possuem forma leveduriforme distintas.
Esta afecção é amplamente espalhada no continente americano, sendo muito prevalente em áreas centrais e sul dos Estados Unidos, e nos países da América Central, bem como em vários países da América do Sul, principalmente Venezuela, Colômbia, Peru, Argentina, Brasil e Uruguai. Tem sido descritos casos naÁfrica e no sudeste Asiático. Muito rara na Europa, com exceção da Itália, onde foram diagnosticados alguns casos.
CONTÁGIO
O homem adquire a infecção através da inalação dos conídeos (fungos) presentes na natureza. Estes alcançam os alvéolos pulmonares, levando a uma estimulação de resposta inflamatória por parte do hospedeiro, formada por macrófagos e células mononucleares, que por sua vez, não possuem capacidade de destruir o invasor. Dentro do complexo macrofágico-linfóide, o fungo irá multiplicar-se, alcançando linfonodos e, em seguida, a circulação sistêmica, instalando-se em órgãos e causando focos inflamatórios.
A partir da segunda semana de infecção, há o desenvolvimento de uma resposta celular, ativando os