só cadastro
McCarthy e Perrault (1997) nos dizem que preço é o que se cobra por algo, e esse “algo” pode ser um produto físico ou um serviço. O que vai determinar a quantia de dinheiro trocado é a extensão e a natureza desse produto. Toda transação empresarial pode ser considerada uma troca de dinheiro.
Ainda de acordo com os autores, os preços são especialmente importantes porque afetam o volume de vendas dentro da empresa e quanto a mesma consegue faturar. Gerentes de marketing é que definem conjuntos de objetivos e políticas de preços. Algumas decisões, como flexibilidade de preços, o nível em que os preços serão estabelecidos durante o ciclo de vida do produto a quem e quando os descontos serão concedidos e se os custos adicionais como transporte e logística serão adicionados no preço final. É preciso uma série de cuidados na hora de estabelecer preços, porque decisões erradas podem ocasionar erros irreversíveis.
Existem ainda dois tipos de custos que podem influenciar o preço final, o custo fixo (custos que não variam em função do nível de produção que são por exemplo os aluguéis, depreciação, salários e encargos, impostos, seguros, entre outras coisas), custo variável (custos que estão diretamente relacionados ao volume de produção, são eles: materiais, componentes, fretes, comissões, entre outros), e por fim o custo total, que é a soma do custo fixo e variável.
2.2.1 Metodologia de Definição de Preços
Marques (2009) ressalta que as empresas se baseiam principalmente por três métodos na formação de seus preços de venda:
2.3 Praça
Praça significa deixar ou tornar bens e serviços disponíveis nas quantidades e locais corretos, quando os consumidores desejarem.
De acordo com Marques (2009), praça pode conter dois sistemas, o direto e indireto. Entre os dois canais podem existir vantagens e desvantagens, os fabricantes precisam decidir se usam ou não o próprio canal de distribuição, ou se usam intermediários, como, por