Não é um Trabalho, foi só para o cadastro
Órgãos Constituintes
Função
Boca:
Lábios;
Bochechas;
Gengivas;
Palato duro (céu da boca);
Assoalho da boca;
Língua;
Dentes;
Glândulas salivares (parótida, sublingual e mandibular). A boca é a primeira parte do canal alimentar. No cavalo é uma longa cavidade cilíndrica que, quando fechada, está quase totalmente preenchida pelas estruturas nela contidas. Na boca, um sistema mecânico (dentes) e bioquímico (saliva) fazem lentamente a pré-digestão da celulose (capim) em prol de poupar tempo na digestão intestinal. Abastadas glândulas salivares e vasta superfície de absorção perilingual , proporcionam uma reciclagem de minerais por essa via (sublingual), com acesso direto à corrente sanguínea sem passar pelo fígado (diferente do que seria caso passasse pelo intestino delgado). Este recurso fisiológico dribla a interferência negativa da taxa de absorção de minerais característico das dietas ricas em fibra. Além do que a absorção sublingual é passiva, sem gasto de energia - o que em parte não ocorre lá no intestino grosso. A mastigação de 1Kg de feno no cavalo pode levar até meia hora.
Palato Mole e Faringe A faringe é muito estreita, e como um véu palatino muito desenvolvido que dificulta a ingestão de grandes bocados mal mastigados ou mal insalivados. Nela encontra-se a glote que coordena a passagem dos alimentos para o esôfago durante a deglutição, evitando que eles tenham acesso à traqueia e pulmões.
Esôfago O esôfago v em logo a seguir e é um tubo musculomembranoso de aproximadamente 125 a 150 cm de comprimento, que se estende da faringe até o estômago, sendo uma rápida passagem do alimento da faringe ao estômago.
Estômago A função do estômago é servir o alimento ao intestino delgado. Há dois aspectos importantes nessa função: a velocidade de entrega e a consistência do material. O estômago serve tanto como armazenador de alimento para controlar a velocidade de entrega ao intestino delgado