Sítio
Justificativa: Trabalhar no mês de abril sobre o dia do livro infantil que ocorre no dia 18. Proporcionando um contato com a literatura infantil brasileira de um dos maiores escritores do Brasil Monteiro Lobato. E oportunizar que as crianças conheçam as diversas versões da serie. De forma a aumentar o repertório e a capacidade de escrever diferentes tipos de textos.
Séries: 1ª ano do ensino fundamental, 2ª ano.
Materiais: Livro do Sitio, alguns episódios da televisão (utilizar a primeira versão do sitio e a ultima).
O Sítio do Picapau Amarelo é uma criação de Monteiro Lobato, escritor brasileiro.
Dirigido especialmente ao público infantil, o programa unia entretenimento a um conteúdo de informação e instrução, sem adotar uma linguagem didática.
As histórias criadas por Monteiro Lobato – que publicou o primeiro livro da série em 1920 – se passam no Sítio do Pica-pau Amarelo, onde diversos personagens vivem histórias mágicas, protagonizando aventuras inesquecíveis. No sítio, moram a esperta e sábia Dona Benta (Zilka Sallaberry); sua neta Lúcia, mais conhecida como Narizinho (Rosana Garcia/Daniele Cristina Rodrigues), e a cozinheira Tia Nastácia(Jacyra Sampaio), uma quituteira de mão-cheia. Faceira e cheia de sonhos, Narizinho tem como sua parceira fiel na hora da diversão a boneca de pano Emília (Dirce Migliaccio/Reny Oliveira), feita por Tia Nastácia. Tia Nastácia é o braço direito de Dona Benta. Conhecida por suas irresistíveis guloseimas, adora contar um causo e falar sobre suas experiências pessoais.
A doce Narizinho cria um mundo de fantasias onde brinca, aprende e se diverte. Durante uma de suas aventuras pelo Reino das Águas Claras, a boneca Emília toma uma pílula e começa a falar, transformando-se numa boneca esperta e cheia de idéias, que quer saber todos os 'porquês' da vida. Meio boneca, meio gente, Emília é tagarela e cheia de personalidade e sempre encontra a forma ideal para solucionar os problemas que aparecem em seu