Síntese
Os que tem oportunidade de ser agentes sociais, devem abraçar a causa de que a educação é um tesouro escondido, portanto uma das suas obrigações é fazer bom uso desse tesouro. A partir da conflitologia, deve-se ser utilizado a fim de que os indivíduos adquirissem alguns conhecimentos, habilidades e valores para auto- administrar o conflito de maneira transformativa, tendo, assim, um efeito positivo no resto da sociedade. A conflitologia tem como função dotar as pessoas para que aprendam a gerir os conflitos de forma pacífica.
A conflitologia proporciona uma análise do conflito, sem pressão ou violência, beneficiando um contexto pessoal e social no âmbito escolar.
No ambiente escolar, os conflitos ocorrem geralmente entre professores e alunos e o papel do professor é de grande importância na manutenção da ordem sala de aula. Nesse sentido, há grande necessidade de equipar esses agentes com condutas e estratégias para resolver seus próprios conflitos, baseados no diálogo, no lúdico e na comunicação para compreender e raciocinar sobre os conflitos que enfrentam diariamente. Apresentaremos uma proposta de recurso metodológico para beneficiar tanto na aplicação como na elaboração para os integrantes da comunidade escolar, jogo de papéis,que mostra o conflito na prática, com técnicas e habilidades orientadas para que se conheça as causas e consequências do conflito, facilitando sua resolução não violenta no campo educativo. O jogo de papéis baseia -se na dramatização, no dialogo e no improviso, onde aparecem necessidades, valores ou interesses em oposicao, analisando-os em diferentes perspectivas. Nele serão também trabalhados aspectos interpessoais,racionais e efetivos que presenciam nas tomadas de decisão ao se enfrentar uma situação de conflito.
Os que tem oportunidade de ser agentes sociais, devem abraçar a causa de que a educação é um tesouro escondido, portanto uma das suas obrigações é fazer bom uso desse