Síntese: Metodologia cientifica na era da informação: A sociedade da informação
1 - Introdução
A expressão “sociedade da informação” passou a ser utilizada como substituto para o conceito complexo de “sociedade pós-industrial”, onde a organização e administração passam a ser voltados para os elementos da informação e não mais para os elementos de energia como ocorreu na revolução industrial. Essa “nova sociedade” tem como características principal o uso da informação como matéria prima através do desenvolvimento de novas tecnologias.
Assim, assistimos a um desenvolvimento tecnológico, independente e autônomo, sem necessitar de ser controlado pelo homem (o seu criador). Ou como mais recentemente a ciência nos afirma: “o desenvolvimento tecnológico avança tão rápido que o homem não o consegue alcançar”.
2 - Da sociedade oral a sociedade da informática:
Ao observarmos atentamente a forma e a trajetória da evolução da humanidade podemos dividir a mesma em quatro partes, ou seja, estágios intrinsecamente ligados ao contexto histórico da época/momento em relação à comunicação e a transmissão de informações: a sociedade oral, a sociedade da escrita, a sociedade da imprensa e a sociedade eletrônica. A comunicação oral exige a presença dos interlocutores e dependi do momento que foi produzida, com o desenvolvimento da escrita tornou-se possível à produção de discursos de existência autônoma, independentes do momento em que foram produzidos e da presença dos interlocutores. Com a imprensa, é possível reproduzir os discursos e transmiti-los juntamente com novas ideias a um maior número de pessoas, intensificando assim os debates e a produção do conhecimento. Nas últimas décadas, a era da informática, possibilitou a instalação da linguagem eletrônica, que permite maior rapidez e praticidade no acesso a informação, mas por outro lado traz consequências negativas como desemprego e saturação da informação.
3 - A informação na sociedade, politica e economia.
A informação está