Comunicaçao e informação
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.
Orientadores: Helenara Regina Sampaio, Edna Braun, Amanda Boza, Rodrigo Zambon.
São Mateus-ES
2012
1. INTRODUÇÃO
Durante todo este semestre desenvolvemos nossos conhecimentos embasados no tema: O trabalho profissional: comunicação e informação. O direcionamento de todo esse processo esteve voltado para a informação, como um instrumento fundamental para a profissão.
Este trabalho tem a proposta de sintetizar todos os conteúdos trabalhados nas diferentes disciplinas, indicando a importância da corelação entre as mesmas e a sua utilização no cotidiano profissional. Por fim traremos uma reflexão sobre a aplicabilidade destes conceitos no agir profissional, bem como as potencialidades e limites que devem superar a prática do assistente social.
Toda a análise estará voltada para a atuação profissional frente às novas demandas sociais, aos desafios que se apresentam e as possíveis alternativas de ação afinada com o projeto ético-político da profissão.
2. ESTATÍSTICA E INDICADORES SOCIAIS
Ciência que designa análise, coleta e interpretação de dados, comparação, disseminação das informações e resultados.
No Brasil imperial tínhamos um órgão que produzia estatísticas sobre o país, mais a necessidade de dados mais amplos se fazia necessário nas operações de contagem populacional, informações sobre os habitantes, riquezas e outras informações. A partir dos anos 60 os indicadores começaram a ficar mais evidentes. Vários fatores contribuíram para isso como a democracia crescente tanto na política, quanto no acesso à informação exigida pela sociedade.
O desenvolvimento e o aperfeiçoamento dessa técnica tiveram sua revolução causada pela internet que muito mudou nossa relação com as informações oferecidas, facilitando assim o estudo adequado de fenômenos,