Síntese livro pai rico, pai pobre
O livro Pai Rico, Pai Pobre escrito por Robert T. Kiyosaki e Sharon L. Lechter, faz comparações entre os pais ser rico e o pobre, e tem como principal diferença a Inteligência financeira. Ela é uma combinação de várias habilidades e talentos, que necessitam de conhecimentos em quatro grandes áreas: Contabilidade (capacidade de ler e entender demonstrações financeiras, permitindo identificar os pontos fortes e fracos de qualquer negócio), investimento, conhecimento da lei (como utilizar vantagens tributárias) e entendimento dos mercados. Segundo o autor, a educação formal não prepara as crianças para a vida real, e boas notas e formação não bastam para garantir o sucesso de alguém. A diferença está entre ter o controle do próprio destino ou não. O livro traz lições para controlar o destino e tornar-se bem-sucedido.
Conta a história de Robert Kiyosaki e seu amigo Mike.
Robert era filho de um professor universitário que era um homem muito inteligente e instruído, porém sempre passava por dificuldades financeiras. O seu pai rico era o pai do seu amigo Mike.
Ambos os homens eram bem sucedidos em suas carreiras. Os dois acreditavam na educação, porém enquanto um dos pais recomendava "Estude arduamente para poder trabalhar em uma boa empresa" o outro falava "Estude arduamente para comprar uma empresa".
A partir daí, Robert teria que escolher qual dos pais seguir o rico ou o pobre. Ele não demorou muito a optar pelo pai rico, pois estudava em uma escola pública onde só estudavam crianças ricas e começou a perceber que era melhor poder ter tudo o que quisesse. Robert foi então perguntar para o seu pai como ficar rico; seu pai não soube respondê-lo, então o aconselhou a perguntar ao pai de Mike o "Pai rico", que era dono de algumas lojas. Foi a partir desse momento que Robert e Mike começaram a trabalhar e estudar com o pai rico. Ele falava da importância de ter objetivos, e explicava que eles deveriam fazer com que o dinheiro