Síntese do texto “A estruturação do sujeito psíquico”
Campus Santa Ros a Curso: Direito
Componente Curricular: Psicologia
Acadêmico: Neimar Fernando Drüs
Professor: Daniel Ruwer
Síntese do texto “A estruturação do sujeito psíquico” do autor Professor
Daniel Ruwer Ao nascer a pessoa não passa de um corpo que não possui nenhuma estrutura psíquica definida, pois ainda não se situa no mundo como sujeito. Nesse momento esse corpo não está organizado numa relação com o Outro, uma vez que não domina nenhuma forma discursiva disponibilizada pela linguagem. É pela castração que esse corpo tornase sujeito situandose no mundo na relação com o Outro (há dúvida se se constitui sujeito no caso da psicose). O resultado a partir da castração, a reação oriunda desse processo, constituirá a neurose, a psicose ou a perversão, que são os três modos como o sujeito entende a Lei, como ele se liga a ela. Vamos a cada uma dessas três estruturações.
Na neurose, com a castração, ocorre o registro desse processo tornandose o que era apenas corpo num sujeito que toma como referência agora o NomedoPai.
Ocorre uma inscrição do NomedoPai. Esse registro, essa inscrição é denominada recalcamento, que é a grande característica do processo de formação do neurótico. Desse modo, como a referência agora é o NomedoPai, isso implicará nas respostas que o sujeito dará frente a Lei a partir do lugar agora ocupado pelo sujeito.
Dizse que há no processo de castração a intervenção paterna, sobremaneira fundamental para organização do sujeito, para seu simbólico assentamento ou posicionamento, conforme professor Daniel Ruwer, em “um lugar de sujeito”, e essa será uma “imagem” da Lei, a partir disso se reconhecerá e entenderá a Lei, se constituirá a Lei para o