Introdução a Teoria Junguiana e Fundamentos Filosóficos
Pós-Graduação em Psicoterapia Junguiana
Ticiana F. de Abreu A. de Araujo
ATIVIDADE 01 – MÓDULO 01
Salvador, abril de 2012
Ticiana F. de Abreu A. de Araujo
ATIVIDADE 01 – MÓDULO 01
Trabalho escrito sobre a disciplina "Introdução a Teoria Junguiana e Fundamentos Filosóficos" Solicitado pela Psiquê – Clínica de Psicologia e Centro de Estudos C. G. Jung, no curso de Pós-Graduação em Psicoterapia Junguiana.
Salvador, abril de 2012
Carl Gustav Jung nasceu na Suiça, no ano de 1875. Apesar de ser filho de uma família pouco abastada, consegue se formar em medicina em 1900, especializando-se em psiquiatria. Jung era uma criança observadora, reflexiva e introvertida; tinha uma opinião forte sobre o pai, pastor dogmático, que havia perdido a capacidade criativa (o que vai, futuramente, repetir-se na relação com Freud). Jung interessava-se por antropologia, filosofia, espiritualismo. Escrevendo sobre fenômenos mentais ocultos. Trabalhando no hospital psiquiátrico, depare-se com o livro de interpretação de sonhos de Freud e começa a corresponder-se com ele em 1906. Em 1913, Jung rompe com Freud, divergindo deste, principalmente quanto a sua teoria da sexualidade e libido, as bases filosóficas, idéias sobre espiritualidade, a estrutura do inconsciente e a possibilidade de revisão de sua obra. Ainda nesse ano ele formula o termo Psicologia Analítica. Após a briga com Freud, entra em crise, um período de grande reflexão, viagens e produção de sua obra. Morre em 1961, em Bolinger.
Jung propõe um modelo de uma estrutura psíquica sempre em movimento, numa busca pelo si-mesmo, uma volta à totalidade, o ser singular no coletivo. Para compreender sua obra faz-se necessário entender os “conceitos” que permeiam sua teoria, a dinâmica do aparelho psíquico e os fundamentos filosóficos.
Inconsciente: Segundo Jung o inconsciente possui duas