Síntese do Livro O Príncipe de Maquiavel
O Livro o príncipe de Maquiavel é um livro comparativo e descritivo no qual ensina a como lidar em determinadas situações principalmente no caráter político.
O príncipe de Maquiavel nada mais é do que o governante ideal, que pensa antes de agir, analisa todos os pros e contras da situação.
A política da época foi analisada de forma comparativa no decorrer da leitura do livro, através de exemplos clássicos de boas e ruins praticas de governantes.
O autor inúmeras vezes deixa claro que o importante é o equilíbrio entre o fato (acontecido) e a conclusão sempre analisando a lado racional (homem) e irracional (animal).
Maquiavel aponta as maiores dificuldades ao ministrar e manter-se no poder, sem impor que um príncipe ou atualmente um governante possua apenas virtudes e sim as que possuam saiba praticar na hora e ocasião certa.
O autor mostra a diferença entre conquistar uma batalha e vencer a guerra ou seja nos dias de hoje podemos entender que para um governante não é apenas uma boa ação que irá agradar a população e sim um acumulo de boas praticas.
No livro, Maquiavel aponta ainda o que é extremamente necessário que o príncipe ou governante tenha o povo sempre ao seu lado.
Maquiavel ensina não só a lidar com o poder mais a tomá-lo uma vez que necessário e ele cita como exemplo a Itália na época. Ele também usa como exemplo fatos anteriores a sua época de lideres que deram ou não certos no poder.