Síntese do Livro O debate contemporâneo do Serviço Social e a ética profissional
O texto de Marilda Vilela Iamamoto “O Debate Contemporâneo do Serviço Social e a ética profissional, traz uma quadro do debate contemporâneo do Serviço Social no país, para que se possa problematizar a questão da ética no exercício profissional.
A reflexão se dará em três etapas: primeira será alguma premissas que norteiam a análise do Serviço Social, a segunda será um breve retrospecto do debate profissional nos anos 80 e a terceira será a problematizacão na relação entre o conhecimento e valores na trajetória histórica do Serviço social.
Pensar a relação entre ética e debate contemporâneo deve pensar que essa parte da complexificação do Estado e da sociedade no país, em função das novas condições econômicas e políticas criadas pela ditadura militar e sua crise.A partir de uma luta pela democratização no país, que se tornou possível uma abrangente, profunda e plural renovação do Serviço Social.Essa renovação se tornou necessária para dar respostas profissionais aquela crise.Essa renovação partiu para os campos da pesquisa e do ensino.
O serviço social inscrito na divisão sócio-técnica do trabalho, expressa as necessidades sociais criadas no movimento das relações entre Estado e sociedade civil, na relação entre classes, pelas instituições por ela criadas no enfrentamento da “questão social”.
Para se pensar no debate profissional contemporâneo é preciso ultrapassar os limites do que é comumente tido como “estritamente profissional”.
Breve Retrospectiva do debate profissional nos anos 80
É importante voltar ao debate feito nos anos 80, para que se possa entender a importância da revisão do código.
Nos anos 80, pode-se perceber um salto qualitativo na consolidação acadêmico-profissional dos assistentes sociais, em suas várias esferas: nas atividades de pesquisa, na organização acadêmica, na prática e formação profissional.A partir da ditadura militar e do seu projeto de modernização conservadora, a categoria profissional emergiu na transição