EWA - Camartotto
6255 palavras
26 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOSDepartamento de Engenharia de Produção
Grupo Ergo&Ação
ANÁLISE ERGONOMICA DO POSTO DE TRABALHO
(Ergonomic Workplace Analysis)
Este manual é uma tradução autorizada, para fins acadêmicos, de:
Ergonomic Workplace Analysis
Editors: Mauno Ahonem, Martti and Tuulikki Kuorinka
ISBN 951-801-674-7 - Ergonomics Section
FINNISH ISNTITUTE OF OCCUPATIONAL HEALTH
Topeliuksenkatu 41 a A - SF-00250 Helsinki - Finland
Tradução:
Coordenação: João Alberto Camarotto
Equipe: Mônica T. S. M. Bernardino, Renata Vasconcelos, Rogério Leite Souza, Leandro Furlan e Daniel
Fontolan.
UFSCar – DEP
1
Prefácio
O sucesso na melhoria dos locais de trabalho requer a colaboração entre designers, profissionais da saúde do trabalho e trabalhadores. A aplicação superficial de regras tradicionais pelos designers ou aquelas de controle de atividades, aplicadas pelos profissionais de saúde do trabalho, ficam aquém do desejado para postos de trabalho seguros, saudáveis e produtivos. A colaboração efetiva requer ferramentas que formem a base para um entendimento comum da situação do trabalho. Este
MANUAL foi planejado para servir como tal ferramenta.
Este MANUAL tem sido usado para outros propósitos também. Por ter uma estrutura sistemática, ele pode ser usado para checar a qualidade das melhorias feitas em um posto de trabalho ou nas tarefas. Ele permite também a comparação de diferentes postos com o mesmo tipo de atividade. E ainda pode ser usado como um arquivo de informações sobre o posto de trabalho, como fonte de informação para contratação de pessoal, etc... Ou seja, fornece material informativo sobre o posto de trabalho, para ser usado desde o trabalhador até o designer.
Pressupostos
A base teórica do MANUAL situa-se na fisiologia do trabalho, biomecânica ocupacional, aspectos psicológicos, higiene ocupacional e em um modelo participativo da organização do trabalho.
Alguns destes itens representam recomendações gerais e