COMO E POR QUE SER UM LÍDER - E NÃO UM ASPIRANTE A LÍDER
OBEDECER OU SE REVOLTAR?
Você está seguindo o protocolo ou reformulando os padrões? Aqui está a diferença básica entre os líderes e os aspirantes. Aspirantes fazem o que deve ser feito, previsivelmente, respondendo a estímulos, como bons robozinhos. Eles fazem isso por dinheiro e acabam sufocados pela vida que escolherem. Já os líderes não apenas agem de acordo com o que “devem”, mas sua conduta tem um quê de revolução. Eles reinventam os estímulos, em vez de meramente reagir a eles. Seus princípios são mais valorosos do que o bônus que receberão no próximo ano. Assim, avaliam um cenário mais amplo e relevante do que apenas as demandas do momento. Se você facilmente se desvia de seu propósito pessoal em troca de um prêmio mais rechonchudo, a constatação é simples: você não é um verdadeiro líder.
VISÃO OU VERDADE?
O aspirante define uma visão. Com gestos e fala eloquentes e um magnífico panorama, sua visão é brilhante. Já o líder tem uma tarefa mais difícil: dizer a verdade, nua e crua. Muita gente acha que uma boa visão é o que inspira as pessoas. Errado. Se você realmente quer influenciar, diga a verdade. Não há nada que liberte mais os outros do que a verdade. O líder diz a verdade porque sua tarefa fundamental é fazer com que as pessoas ofereçam o melhor delas, e a verdade é o que nos eleva, o que nos abre possibilidades, o que produz em nós a sensação de que devemos tornar-nos aquilo o que fomos feitos para ser. Um dos testes mais seguros para saber se você é um verdadeiro líder é saber se está apenas vendendo uma grande visão, ou, se, ao contrário, está ajudando a trazer as pessoas um pouco mais para perto de suas próprias verdades. Caso tenha que se perguntar o que é essa tal “verdade”, adivinhem? Você definitivamente não é um líder.
CONFORMAR-SE OU SE REBELAR?
Você está quebrando as regras ou seguindo as que já estão estabelecidas? As regras existem para evitar desvios de conduta,