Síntese do filme "sonhos tropicais"
Os personagens do filme são: Amaral, Sales, Oswaldo Cruz, Emília, Vicente de Sousa, Ester, Cardoso de Castro e Dr. Pereira Passos.
Algumas das situações que envolvem saúde pública que são apresentadas no filme são: prostituição, algumas doenças como a peste bubônica, a varíola e a febre amarela, atendimento demorado e precário nos serviços de saúde, dedetização da cidade (Brigada Mata Mosquito), falta de saneamento básico na cidade, criação de um laboratório de imunização (Laboratório Manguinhos).
O presidente Rodrigues Alves colocou em prática um projeto de saneamento básico e reurbanização do centro da cidade. E o médico e sanitarista Oswaldo Cruz foi designado pelo presidente para ser o chefe do Departamento Nacional de Saúde Pública, com o objetivo de melhorar as condições sanitárias da cidade.
A revolta popular aumentava a cada dia, impulsionada também pela crise econômica (desemprego, inflação e alto custo de vida).
A revolta da vacina representou muito mais do que uma simples campanha por melhores condições de saúde na história da saúde pública do Brasil. O país passava por uma mudança na economia, que se baseava no modo de exportação. Ademais, essa revolta também teve um cunho político, pois os cadetes da Escola Militar e os positivistas apoiaram a revolta popular constituindo oposição do atual governo da época naquele momento.
Esse filme foi de grande relevância para a aprendizagem na disciplina de Saúde Pública, pois demonstrou todo o contexto histórico da época em que ocorreu a Revolta da Vacina, mostrando toda a sua importância na saúde pública do Brasil.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – CCS
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM
DISCIPLINA: SAÚDE PÚBLICA – 2010/1
PROFª: Ms. GLÁUCIA AZEVEDO
SÍNTESE DO FILME “SONHOS TROPICAIS”
CRISTHIANO NEIVA SANTOS BARBOSA ERLAYNE CAMAPUM BRANDÃO
TERESINA-PI
JUNHO/2010.