Ex lio e di spora nas personagens de fic o Paulo Martins Terra em Transe e Paco Terra estrangeira
14028 palavras
57 páginas
Os conteúdos deste periódico de acesso aberto estão licenciados sob os termos da LicençaCreative Commons Atribuição-UsoNãoComercial-ObrasDerivadasProibidas 3.0 Unported.
Dossiê: Diálogos do Sul
Exílio e diáspora nas personagens de ficção
Paulo Martins (Terra em transe) e
Paco (Terra estrangeira)
Exile and diaspora in the fictional film characters of Paulo Martins (Terra em transe) and
Paco (Terra estrangeira)
Paulo Marcondes Ferreira Soares*
Resumo: O estudo centra-se em aspectos dados às configurações das personagens
Paulo Martins, do filme Terra em transe (Glauber Rocha, 1967), e Paco, do filme
Terra estrangeira (Walter Salles e Daniela Thomas, 1996), relativamente às dimensões identitárias, políticas e de contextualidade (tempo diegético e espaço diegético) vividas por essas personagens na sociedade interna dos filmes vis a vis às dimensões culturais e identitárias, mas, também, políticas e contextuais em que tais películas foram produzidas.
Não se trata de traçar um perfil psicológico das personagens, mas de refletir o que as leva, e em que circunstâncias, a assumir determinadas atitudes frente ao impasse em que se encontram e de como suas atitudes, apesar de estarem relacionadas a situações históricas distintas, são construções ficcionais que se ligam a processos identitários que remetem a um sentido de lugar. O ponto que move meu argumento está numa passagem de um texto do crítico Paulo Emílio Salles Gomes, sobre A personagem cinematográfica, em que diz: “Fundamentalmente arte de personagens e situações que se projetam no tempo”. E eu acrescentaria: no espaço. Nesse texto, Gomes inicia uma discussão sobre o problema da autonomia no cinema, um debate fervoroso que historicamente opôs teóricos formalistas e realistas. No que pese às alegorias a propósito de um lugar de origem, bem como a amarga situação vivida pela derrota política nas histórias ficcionais desses filmes, eles operam a partir de referentes miméticos que coincidem em termos de
estrutura