Síntese do Filme: "Política de Saúde do Brasil"
Este filme apresenta ao longo do século XX diversos acontecimentos importantes no Brasil, sendo sua ideia principal a evolução da saúde no país. Sua conquista como direito, e não mais como caridade ou filantropia.
Entretanto, vários acontecimentos secundários são visualizados no decorrer do documentário: interesses políticos; movimentos populares; criação das empresas médicas – convênios; interesse da indústria farmacêutica – saúde como negócio; importantes obras em 1970 como a Estrada Trans Amazônica, a construção da Ponte Rio Niterói, a Usina de Itaipu – estas, financiadas com o dinheiro da Previdência; Brasil ganha a Copa do Mundo em 70; primeira transmissão pela TV em cores; censura da notícia – pelos Canais de Comunicação, e, no ano de 1995 - abertura da internet ao setor privado.
Pontos a serem destacados:
1.900 - A saúde era tratada como uma questão de polícia. Surto de várias epidemias. Criação de vacinas.População tendo que se imunizar contra sua própria vontade. Forças políticas tinham o interesse de controle, afim de que não fosse prejudicado a produção e a exportação do café.
1904 – Manifestação Popular contra as vacinas obrigatórias.
No início do século XX a população pobre só dispunha de atendimento filantrópico nos hospitais de caridade mantidos pela igreja - Santas Casas.
1918 – Gripe Espanhola mata muitas pessoas.
1923 – Criação das Caixas de Aposentadoria e Pensão. Sendo estas, administrada pelas empresas. A primeira delas,dos ferroviários.
Na gestão de Getúlio Vargas: Criação do Ministério Do Trabalho e do Ministério da Saúde. E, as Caixas substituídas pelos Institutos de Aposentadoria e Pensões-IAPs. Sendo estes recursos, aplicados pelo governo no financiamento da industrialização do País.
1960 – Unificação dos IAPs para os funcionários CLT.
1967 – Criação do Instituto Nacional de Previdência Social.
1978 – Criação do Instituto Nacional de Assistência Médica Social (INAMPS).