Síntese do documentário' o que lá fora?'
IBIRAMA
2014
“O QUE HA LÁ FORA?”- BBC.
No dia 19 de Março de 2014 na aula de física, a turma vestuário 12 assistiu um documentário chamado “O que há lá fora?” este documentário abordava a historia da ciência em relação a diversas descobertas que mudaram o pensamento sobre o céu. Deixando claro que: a terra não é o centro dos cosmos, mas apenas um entre milhões de corpos celestes; os planetas giram em elipses; as leis de Newton; e a fundamental importância da habilidade artesã de antigamente, que possibilitou a Galileu construir seu próprio telescópio para ver o céu. Todos estes itens citados tiveram fundamental importância para que os estudos se aprimorassem e continuassem evoluindo trazendo cada vez mais informações para nossas vidas, pois assim possibilita que hoje temos uma visão completamente eficaz sobre o que há lá fora.
Curiosidades:
Se você imaginar que a nossa galáxia é do tamanho dos Estados Unidos, o nosso Sistema Solar seria do tamanho de uma moeda de dez centavos, e o Sol, de uma partícula de poeira. Tente imaginar então o tamanho do Universo!
A Terra pesa 5 980 000 000 000 000 000 000 000 kg;
Se estás a tentar decorar o nome das estrelas, começa por esta: Torcularis Septentrionalis. Não a consegues pronunciar, mas também não consegues esquecer;
Um carro a 160km/h demoraria 221 000 milhões de anos a chegar ao centro da Via Láctea;
O Universo expande-se cerca de 1,6 biliões de km por hora;
A constelação do Cruzeiro do Sul tem 54 estrelas, das quais só consegues ver 5 à vista desarmada;
O maior vulcão conhecido situa-se em Marte, o Monte Olimpo, 3 vezes mais alto que o nosso Monte Evereste;
Duvidas:
Qual a idade do universo?
Por que a noite é escura se há tantas estrelas no céu?
Por que o espaço é escuro mesmo