Síntese de Pisicologia
Por: Lucilene Maia Cerqueira1
O autor Jorge La Rosa (Organizador) - Mestrado em Psicologia da Educação (UFRGS), doutorado em Psicologia Social (Universidade Nacional Autônoma do México – UNAM). Professor Titular de Psicologia da educação da PUCRS e da UFRGS. Terapeuta da Família.
APRENDIZAGEM: Na introdução do texto, o autor, citado acima diz que: “a questão da aprendizagem é crucial em qualquer vida humana e fundamental à sobrevivência dos grupos”. Ainda enfoca, “o que o ser humano não aprende?” Ele afirma dentro desse segundo contexto que o homem é capaz de aprender. Ele também afirma que: “outra variável importante no processo de aprendizagem é a cultura. A cultura molda caracteres, propõe modos de pensar e agir”.
A autora Liane Zanella, afirma em suas análises gerais que a aprendizagem é um processo que, uma vez iniciado com o nascimento, irá até a morte, ou seja, só se termina quando termina a vida também. Seu conceito é a modificação do comportamento.
CONDICIONAMENTO RESPONDENTE: Quando Ivan Pavlov descobriu que a produção de saliva em cães expostos a vários tipos de estímulos palatares era uma ação absoluta, ele percebeu que com o tempo a salivação passava a ocorrer diante de situações e estímulos que antes não causavam esse comportamento. Com essa observação teorizou o condicionamento clássico. Pavlov baseou seus estudos no Condicionamento.
CONDICIONAMENTO OPERANTE OU INSTRUMENTAL: Para Burrhus Frederic Skinner, esse comportamento ocorre sem qualquer estímulo antecedente. observado externamente. Uma outra observação entre o comportamento Respondente e o Operante é que este opera no ambiente do organismo, o outro não. O cão de Pavlov não fazia outra coisa senão salivar quando o mesmo era estimulado pelo alimento.
TEORIA DA APRENDIZAGEM SOCIAL: Albert Bandura, defende que aprendemos a observar os outros. A observação